segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mário de Andrade - Poesias Completas

Mário de Andrade: o caráter revolucionário na literatura nacional

“...pela amplitude de sua cultura, pela vastidão dos seus conhecimentos […] tinha uma visão panorâmica abrangente e dispunha de um quadro de referências muito mais rico do que todos os outros.“
(Leandro Konder, filósofo, sobre Andrade)



Poesias completas

•Um de seus legados mais importantes, publicado em 1955 (dez anos após sua morte), esse livro ratificou a consagração de Andrade como um dos principais valores culturais no Brasil;
•É uma edição completa da sua obra poética, pois, além de poemas inclui também roteiros com instruções para a encenação teatral;
•Mostra a capacidade de inovação, invenção sendo considerada ousada e inquietante, relatando a vida cotidiana, simples idéias e emoções;
•Apresenta vaga subjetividade romântica (temática de amor e nacionalismo).

Integram o volume - Pauliceia Desvairada , Losango Cáqui, Clan do jaboti , Remate de Males , A Costela do grão cão, Livro Azul e O café

O Prefácio interessantíssimo
“uma expressão nova, que não esteja agarrada a formas do passado”

•É o prefácio de Mário ao seu próprio livro, que funcionou como um manifesto poético;
•O prefácio não fala do livro, mas sim de uma atitude geral perante a literatura, definindo o que entedia por poesia;
•O sério e o tom humorístico se misturam em um estilo rápido e solto, com dinamismo;
•Crítica social (alta burguesia) e estética (parnasianismo);
•Complexo, profundo, subjetivo e polêmico determinando uma nova ordem estética.

Os ideais defendidos
•A inspiração provém do Subconsciente, mas caberia ao artista, feito o poema, submetê-lo a um olho crítico rigoroso, aparando o desnecessário, as repetições fastientas e pormenores inúteis ou inexpressivos;
•O adorno na poesia não é mais do que roupagem frívola que esconde a essência dela;
•A arte da Síntese e da Abstração, devido à Vida Moderna, essa rapidez resulta em poemas curtos;
•A língua portuguesa é uma opressão para a livre expressão do escritor no Brasil;
•“Lirismo Puro+Crítica+Palavra=Poesia”.
“Preocupação de métrica e de rima prejudica a naturalidade livre do lirismo objetivado. Por isso poetas sinceros confessam nunca ter escrito seus melhores versos” (Prefácio, pag 26).

Características literárias
•Paixão por São Paulo
•Valorização da cultural popular
•Adesão à vida moderna e a sua rejeição
•Verso melódico X Verso harmônico
•Multiplicidade
Bibliografia:

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