quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Casimiro De Abreu -As Primaveras

Assim, as minhas – Primaveras – não passam de um ramalhete das flores próprias da estação, – flores que o vento esfolhará amanhã, e que apenas valem como promessa dos frutos do outono.Rio – 20 de Agosto – 1859.

As Primaveras escrito por Casimiro de Abreu, foi lançado em 7 de Setembro de 1859, com ajuda financeira do pai, embora este fosse avesso às tendências literárias do filho. O sucesso varreu o país como vendaval, sendo aclamado por alguns e criticado por outros, mas até hoje é o símbolo poético da Saudade.Trata-se de uma coleção de poesias melancólicas e sentimentais pela maior parte, em que há uma grande simplicidade na forma se alia um sentimento apaixonado e veemente.
Casimiro de Abreu viveu pouco a temporada de glória, porque os sintomas da Tuberculose se agravaram falecendo em 18 de outubro do ano seguinte, com apenas 21 anos.

Poesias que demonstram saudade : CANÇÃO DO EXÍLIO.

Eu nasci além dos mares:Os meus lares,Meus amores ficam lá!– Onde canta nos retirosSeus suspiros,Suspiros o sabiá!
Oh que céu, que terra aquela,Rica e belaComo o céu de claro anil!Que seiva, que luz, que galas,Não exalasNão exalas, meu Brasil!
Oh! que saudades tamanhasDas montanhas,Daqueles campos natais!Daquele céu de safiraQue se mira,Que se mira nos cristais!
Não amo a terra do exílio,Sou bom filho,Quero a pátria, o meu país,Quero a terra das mangueirasE as palmeiras,E as palmeiras tão gentis!
Como a ave dos palmaresPelos aresFugindo do caçador;Eu vivo longe do ninho,Sem carinho;Sem carinho e sem amor!
Debalde eu olho e procuro...Tudo escuroSó vejo em roda de mim!Falta a luz do lar paternoDoce e terno,Doce e terno para mim.
Distante do solo amado– Desterrado –A vida não é feliz.Nessa eterna primaveraQuem me dera,Quem me dera o meu país!
Lisboa –– 1855

As Primaveras falam de poesias onde existe uma saudade de quem fica distante do lugar amado -''Um dia – além dos Órgãos, na poética Friburgo – isolado dos meus companheiros de estudo, tive saudades da casa paterna e chorei.''

Felipe Gimenes Capuci nº 9
Marcelo Oliveira Lima Lopes nº 21

Um comentário: