quinta-feira, 5 de novembro de 2009

TRABALHO DE LITERATURA: Álvares de Azevedo

Noite na Taverna


Autor:
Nome: Manuel Antônio Álvares de Azevedo;
Cidade: São Paulo;
Nascimento: 12 de Setembro de 1831;
Morte: Rio de janeiro, 25 de abril de 1852


Informações Sobre o Autor:
Período literário: segunda geração romântica (Ultra-Romântica, Byroniana ou Mal-do-século);
Contribuição Para a Literatura: escritor, contista, dramaturgo, poeta e ensaísta Brasil;
Autor de: Noites na Taverna (1855)


Noites na Taverna:
Características da obra:
Amor: histórias macabras de paixões que não deram certo;
Morte: crime e violência. Em todos os capítulos há o tema da morte por amor;
Bebida: ao se lembrarem das dolorosas lembranças, as personagens vão se embriagando; com isso parte de sua dor é suavizada;
Citação: “É preferível morrer por amor que viver sem ele.“
Cada capítulo é um conto, onde o protagonista delira sobre um grande amor.


Roteiro da Obra:

A seguir, uma rápida síntese sobre cada um dos capítulos que a obra apresenta


I Uma Noite do Século
As personagens estão em uma taverna, embriagando-se e contando histórias sobre trágicas paixões e romance antigos. Cada uma delas acaba, de forma geral, contando o que acham do amor, mas de forma muito superficial;

II Solfieri
2º capítulo: durante a noite, um homem encontra uma mulher chorando e a segue até o cemitério. Passado um ano, ele a encontra em um caixão dentro de uma igreja e tenta reanimá-la, pois percebeu que ela não estava morta. Ele a leva para sua casa, mas ela morre dois dias depois de uma febre alta.

III Bertram
3º capítulo: Um homem se envolve com uma espanhola, mas ela o deixa e depois de ser atropelado por uma família, tal homem conhece uma menina de 18 anos por quem se apaixona e fogem, mas ele a vende para um pirata em um jogo de cartas.
Quando está na Itália, resolve se matar, mas é impedido por um marinheiro. Ele passa algum tempo em um navio, onde se envolve com a mulher do capitão.
Ocorre um ataque pirata e depois que ambos os navios afundam, o narrador, o capitão e sua mulher e mais dois marinheiros se salvam. Com a falta de alimentos, decidem que quem morrer primeiro servirá de alimento para os outros.
No fim, os únicos que sobram são a mulher do capitão e o narrados. O último pedido dela para ele é que ele dê a ela um último momento de amor com ele, mas ele a sufoca por temer a morte.


IV Gennaro
4º capítulo: um aprendiz de pintor se apaixona pela esposa do mestre e é amado pela filha dela, Laura. Quando ele a engravida, ela o propõe em casamento, mas ele se esquiva e ela morre de depressão, assim como a criança em seu ventre.
O pai não sabe de nada e enquanto fica no quarto da filha, sua esposa faz amor com o aprendiz.
Quando descobre, tenta matá-lo, mas sua tentativa falha e quando o ex-aprendiz volta para a casa – para se desculpar e se vingar –, descobre que a mulher e o mestre estão mortos.

V Claudius Hermann
Ele é um apostador de cavalos que vê pela primeira vez a duquesa Eleonora, por quem se apaixona. Os dois se encontram novamente no teatro e ele a segue por uma semana, querendo possuí-la.
Uma noite, ele suborna um criado que lhe deixa ficar uma hora na casa da duquesa e também lhe dá a chave do quarto. Ele a deseja tanto que coloca um sedativo em seu vinho e aproveita-se dela, voltando várias vezes.
Em uma dessas noites, o marido da duquesa bebe um pouco de vinho. Claudius estava decidido a matá-lo, mas muda de idéia e sequestra a duquesa.
Quando chegam a uma estalagem, ela acorda e ele lhe conta tudo, forçando-a a ficar com ele. Ela, sem opções, aceita.
Alguns dias depois, quando Claudius chega em sua casa, depara-se com a cena da duquesa e seu marido mortos em sua cama.

VI Johann
Johann estava jogando bilhar com Arthur, seu adversário, e estava perdendo. Na sua última tentativa, Arthur bate na mesa e faz com que Johann perca.
Muito irritado, ele desafia Arthur para um duelo até a morte. O desafio foi aceito. Os dois partem para um hotel onde pegam suas armas e escrevem dois bilhetes. Vão para uma rua mal iluminada.
Ao atirarem, Arthur cai e entrega seu bilhete, com o endereço de sua mãe e outro com o da amante, com um anel para o último. Johann decide se passar por Arthur em seu encontro marcado.
Ele dorme com a amante, e quando vai embora pela manhã é atacado por um vulto. Após ambos rolarem escada abaixo, Johann mata o vulto, mas ao se arrastar para a luz, descobre que o vulto na verdade, era seu irmão a amante com quem ele dormiu, sua irmã.

VII Último Beijo de Amor
Todos estão dormindo na taverna, eis que entra uma mulher vestida de preto com uma lanterna na mão. Quando ela vê Arnold, tenta beijá-lo, mas quando se depara com Johann torna-se sombria. Ela enfia um punhal que trouxe consigo nele e limpa seus dedos ensanguentados no cabelo do ferido.
Ela vai até Arnold e ele desperta. Ele vê que a pessoa que está a sua frente é a irmã de Johann, mas também é uma prostituta conhecida como Giorgia. Arthur se lembra do tempo do duelo e também de sua recuperação no hospital. Pede a Giorgia que fique com ele, mas ela fala que é tarde demais e pede-lhe apenas um beijo de despedida, pois vai morrer.
Ela leva Arnold até o corpo de Johann e diz que o matou por ter sido desonrada por ele, seu próprio irmão. Arthur cobre o rosto enquanto Giorgia cai no chão. Arthur aperta o punhal em seu peito e cai sobre ela sufocando os dois gemidos de morte.

Referências:

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/n/noite_na_taverna
http://pt.wikipedia.org/wiki/Noite_na_Taverna
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTTio1zQZxz2-Suhv5zW1ad5kz5O075j3M9g7YjYlgZ-FGmJMn_EBsQ36hyI2XBzWDbP10xljZve7rle7AIcf3YvTehpHXMyS58s_ZeOc6Ld_sXoH6TBbVBSb6Io_a70KzU2YJQ46GNdM/s400/alvares-de-azevedo1.jpg


Integrantes do Grupo:
Clara Ferreira, nº 7 – 1º EM
Carolina Romera Bonadio, nº 33 - 1º EM
João Renato Romera Bonadio, nº 34 - 1º EM

Um comentário: